Unidade C -Serviço Proxy/Cache

Olá pessoal! Nesta unidade, iremos estudar o serviço proxy/cache. Inicialmente vamos entender o que é um proxy e para que ele serve. Na sequência, veremos suas aplicações e como ele pode nos auxiliar para o gerenciamento, a segurança e a otimização das redes de computadores. Considerações em relação ao seu funcionamento serão apresentadas para que você entenda melhor os detalhes que envolvem a operação deste serviço. Por fim, um passo a passo para a instalação e configuração do Squid, uma poderosa ferramenta proxy, será apresentado. Siga em frente e tenha uma ótima leitura! Por fim, não deixe de instalar e configurar o Squid na sua máquina Linux. Vamos em frente!

O que é um proxy e para que ele serve?

O proxy é um serviço (ou servidor), que atende as requisições dos usuários, repassando os dados à frente. Um usuário se conecta a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como, por exemplo, um arquivo, conexão, website, ou outro recurso disponível em outro servidor. Portanto, o proxy é um serviço intermediário entre o usuário e o servidor remoto onde o dado será buscado. Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado. Ele pode, também, atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. De uma maneira geral, os proxy são instalados em máquinas com uma largura de banda elevada e uma capacidade de armazenamento considerável. Isto é fácil de entender, certo? Quanto maior a capacidade do servidor proxy em trafegar os dados e armazená-los, melhor! Veremos na sequência que os servidores proxy possuem uma série de aplicações, como, por exemplo, filtragem de conteúdo, fornecimento de anonimato.

O servidor proxy nasceu da necessidade de conectar uma rede local à Internet através de um computador da rede que compartilhava sua conexão com as demais máquinas. Em outras palavras, se considerarmos que a rede local é uma rede interna e a Internet é uma rede externa, podemos dizer que o proxy é o serviço o qual possibilita que outras máquinas tenham acesso externo.

Geralmente, máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com mesma. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um servidor da Internet é direcionada ao proxy. Este, por sua vez, pode realizar o contato com o servidor desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local. Por este motivo é que chamamos este serviço de proxy, sua tradução significa “intermediário”. A Figura 1 ilustra o conceito e a utilização do serviço de proxy.