Estrutura da Monografia
A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes:
a) elementos pré-textuais;
b) elementos textuais e
c) elementos pós-textuais.
Elementos Pré-Textuais
São denominados pré-textuais todos os elementos que contêm informações e ajudam na identificação e na utilização da monografia.
São considerados elementos pré-textuais de uma monografia:
O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos.
Não deverá ultrapassar 500 palavras, seguido, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028;
sumário (obrigatório).
Elementos textuais
Esta é a parte do trabalho na qual é exposto o conteúdo da monografia. A organização é determinada pela natureza do trabalho. São considerados fundamentais os seguintes elementos:
1. Introdução: faz-se a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos.
Caracteriza-se como a parte inicial do texto, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
Durante a leitura da introdução, o leitor deve tornar-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocínio a ser desenvolvido;
2. Desenvolvimento: parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como foi desenvolvida;
3. Conclusão: é a síntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
Elementos Pós-Textuais
São os elementos que têm relação com o texto, mas que, para torná-lo menos denso e não prejudicá-lo, costumam vir apresentados após a parte textual.
Entre alguns elementos pós-textuais têm-se as referências, o glossário, o apêndice, o anexo, o índice.
Faz-se importante ressaltar os seguintes elementos pós-textuais:
As referências bibliográficas das monografias devem seguir o padrão NBR 6023, que fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação;