Unidade B – Negócios Virtuais

Google marketing

O Google (www.google.com) foi criado por Larry Page e Sergey Brin, em 1996 e segundo TORRES (2009), tendo recebido um aporte inicial de 100 mil dólares de um investidor. Seu crescimento é baseado no gerenciamento da publicidade on-line de seus anunciantes, feito de forma simples pelos próprios anunciantes. Mais de 99% da receita do Google vem daí, tendo tido um rapidíssimo crescimento da empresa, que permitiu lançar muitos outros produtos e a compra de várias outras empresas (Orkut, YouTube, Blogger e Picasa, por exemplo).
A seguir, citam-se alguns dos serviços on-line do Google (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/):

Ainda, segundo TORRES (2009), a remuneração do Google, no mecanismo de buscas, se deve ao fato de que quando alguém faz uma busca, no resultado natural, surgem alguns anúncios relacionados à busca realizada. Assim, o Google cobra do anunciante um valor pelo clique e a consequente visita realizada. A maioria dos internautas clica nos links do resultado natural da busca e cerca de 10% deles clica no link patrocinado.

Assim, o termo Google marketing se refere às várias formas e estratégias de marketing e vendas ligadas a Internet, usando as ferramentas do Google.

A seguir, serão mostradas as principais aplicações para criação de campanhas publicitárias do Google:

Busca orgânica

Apresenta, após o uso de algumas palavras-chave, um resultado, que é chamado de natural ou orgânico. Neste resultado, aparece uma lista de sites, ordenados por um critério próprio do mecanismo de busca, e que geralmente é bem extenso. Aqui surge uma ferramenta de marketing, que consiste em trabalhar a forma e o conteúdo de um site, para que determinadas buscas façam que este site apareça na primeira página de resultados da busca orgânica. Existem especialistas de otimização que fazem com que um site seja mais adequado às ferramentas de busca, para que possam estar listados na primeira página do resultado.

Para que um site possa estar bem posicionado nas ferramentas de busca, deve ter um bom conteúdo relacionado ao negócio, com qualidade e volume significativo.

A figura1 mostra a interface inicial do Google.

Sugere-se que você faça uma investigação detalhada de todas as opções de uso nesta página inicial, usando a pesquisa na web, imagens, vídeos, mapas, notícias, Orkut, gmail e outras. Por outro lado, para uma busca ser realizada obtendo resultados qualificados, você deve sempre fazer uso das dicas e  orientações, que constam nos sites a seguir:

Assim, recomendamos que você conheça a “pesquisa avançada” que oferecerá melhores resultados, pois há várias filtragens possíveis como mostrado na figura 2.

Links patrocinados

Para exemplificar, foi feita a pesquisa pela palavra-chave “ipad”, trazendo como resultados três sites patrocinados na parte superior e dois na lateral direita. Vide figura 3, identificando esses sites, dentro dos espaços “Anúncios”.

O serviço do Google que permite que os proprietários de sites façam estes anúncios, é o AdWords, que será mais adiante detalhado.