Unidade A –Tecnologia da Informatização Empresarial

Para DAFT (2007), a TI proporciona muitas implicações administrativas, na grande maioria das vezes, positivas, no entanto, podem ocorrer alguns problemas. Citam-se estas implicações administrativas:

A velocidade de acesso pelo funcionário a dados e informações, bem como a flexibilidade e local de acesso são o destaque nesta implicação. Também ocorre a facilidade de comunicação entre as partes interessadas.

A aceleração dos processos de trabalho, corte de custos, bem como diminuição da papelada são as vantagens, entre outras.

O acesso a muitas informações, que antes só eram possíveis aos seus supervisores, faz com que os funcionários sejam constantemente desafiados a crescerem em seu conhecimento. Desta forma, há uma maior sinergia entre os diversos níveis hierárquicos, com melhores resultados para a organização.

O acesso muito frequente a informações e em alta velocidade podem provocar a chamada information overload, que causa desfocamento dos objetivos, pois os funcionários acabam não mais podendo separar o que é útil do inútil.

A TI proporciona uma maior conexão (colaboração, diga-se) entre todas as partes, sejam elas entre os funcionários, com os clientes e com os fornecedores. Assim, os groupwares e as extranets proporcionam efetivas trocas de informações, pedidos, solicitações envolvendo em especial nestes casos, clientes que têm acessos externos ao processo organizacional.

A TI sem dúvidas, contribui para identificar problemas, ameaças e oportunidades às empresas e seus funcionários. Através de acesso a bancos de dados, por exemplo, as empresas podem prospectar e analisar constantemente seus concorrentes. Neste sentido, de aprendizado organizacional, também para os funcionários ocorrem trocas de informações, intercâmbios e por isso também, eles aprendem, estudam, mudam e crescem para o atendimento dos objetivos da organização e deles próprios.

A partir do que foi brevemente visto acima, em termos de evolução da TI nas organizações, você pode depreender que está vivenciando diariamente as novas tecnologias, nesse seu Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (em especial as ligadas à educação), no qual têm sido tanto utilizados procedimentos e ferramentas de comunicação on-line, como o próprio Moodle, que é a central de informações e comunicação que utiliza em seus estudos. Também, neste destaque, cita-se o sistema de webconferência utilizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), acessado pelo site http://webconf.rnp.br/uab_ifsul que permite o uso do software Adobe Acrobat Connect Pro Meeting. A seguir, apresentam-se as telas iniciais dos referidos sistemas.