Unidade B – Negócios Virtuais

Redes Sociais com interesse empresarial (Facebook, Orkut e outros)

É entendido atualmente, com relação à Internet, que redes e mídias sociais são o conjunto de sites em que ocorre uma verdadeira participação coletiva de internautas, com várias finalidades de acesso. Neste sentido, conforme TORRES (2009) têm-se os seguintes sites, como exemplos de redes e mídias sociais:

No site da WIKIPEDIA, temos uma interessante abordagem:

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas on-line projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail - antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.

Ainda, pela WIKIPEDIA, mostra-se que existe um uso corporativo (com interesse empresarial ou organizacional) de mídias sociais:

Várias empresas no Brasil já descobriram que as mídias sociais são poderoso instrumento de relacionamento, comunicação, vendas e até atendimento aos seus consumidores. Casos não faltam para serem analisados, como o atendimento pelo Twitter que a Sky Brasil faz para os seus assinantes; a estratégia de relacionamento e divulgação utilizada pela Rede Globo; o aproveitamento de conteúdo de blogueiros pela Editora Abril.

Para citar as diversas mídias sociais, a seguir, consta uma lista abrangente (WIKIPEDIA):

Comunicação

Colaboração

Multimídia

Entretenimento

As redes sociais, segundo a WIKIPEDIA, são definidas como:

As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, videos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, Twitter, sites de relacionamento).

Hoje as Redes Sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e são uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais. As redes sociais mais populares no Brasil são (WIKIPEDIA):

Uma rede social que merece destaque é o Twitter, pois é uma ferramenta particular, misturando sistema de comunicação, microblogging e rede social. Uma característica é que ele tem uma penetração em equipamentos móveis, como smartphones, iPhone, BlackBerry, etc. Neste sentido, segundo TORRES (2009), o Twitter é uma mídia de difusão de conteúdo, auxiliando o marketing digital (de conteúdo). Exemplo de aplicação, entre tantas outras, é avisar seus clientes que haverá um evento (seminário, palestra, etc.), onde as mensagens são limitadas a 140 caracteres, porém, suficientes para uma comunicação quase síncrona de um fato que está ocorrendo e as pessoas que estão cadastradas para receberem as mensagens.

Como complemento e de acordo com site WIKIPEDIA, detalharemos um pouco o Twitter:

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

Os sites abaixo do YouTube mostram o uso do Twitter, bem como para uso especialmente por empresas:

Para utilização das redes e mídias sociais em marketing digital e fins empresariais, segundo TORRES (2009), as mídias sociais e a blogosfera podem ser utilizadas de diversas formas, no marketing de conteúdo, no marketing viral e na publicidade on-line. Mas as redes sociais devem ser necessariamente trabalhadas no marketing de relacionamento.

No marketing de relacionamento, aplicado às redes sociais, temos algumas regras a serem utilizadas:

Você deverá fazer uma incursão sobre os assuntos abordados acima, para ampliar sua visão, importância e utilização em regime empresarial, das mídias e redes sociais.