Unidade D - Persistência em Java

Conexão a banco de dados através do driver JDBC

Para o desenvolvimento de uma aplicação em Java que realize o acesso a um banco de dados, necessitamos instalar um banco de dados. Você pode utilizar vários banco de dados existentes Oracle, DB2, PostgreSQL entre outros. Nas disciplinas de Projeto de Banco de Dados Relacional e Projeto de Banco de Dados Orientado a Objetos foram apresentados vários exemplos de banco de dados. O foco nesta disciplina não é o banco de dados, mas sim o acesso/uso do banco de dados na linguagem Java.

Neste material, foi utilizado um banco de dados de código aberto, o MySQL (http://www.mysql.com/), que é um dos mais populares bancos de dados utilizados em todo mundo. Você pode efetuar o download do mySQL no site http://www.mysql.com/downloads/.

Depois que o seu banco de dados for configurado e estiver funcionando corretamente, você necessita instalar um driver JDBC. A sigla JDBC significa Java DataBase Connectivity, o nome da tecnologia que permite aos programas Java interagir com banco de dados. Bancos de dados diferentes necessitam de diferentes drivers que podem ser fornecidos pelos fabricantes dos bancos de dados ou terceiros. Você necessita instalar o driver correspondente do seu banco de dados (para o mySQL você pode efetuar o download do driver em http://www.mysql.com/downloads/).

Quando o seu programa emite comandos SQL, o driver envia esses comandos para o banco de dados e deixa o seu programa analisar o resultado da consulta SQL. A Figura E.1 apresenta esse fluxo.


O JSDK (Java Software Development Kit) inclui um driver “JDBC/ODBC”, que pode ser conectado a qualquer banco de dados que siga o padrão ODBC (Open Database Connectivity). Quando a tecnologia JDBC foi lançada, esse driver de ponte ainda tinha grande utilidade, pois a maioria dos bancos de dados naquela época possuía driver ODBC. Contudo, atualmente, a maior parte dos bancos de dados possuem drivers JDBC. Bem mais fáceis de configurar e de melhor desempenho que o driver JDBC/ODBC. Sendo assim, é recomendado o uso de um driver JDBC.

Para instalar o driver JDBC, no seu projeto, no NetBeans apenas clique com o botão direito do mouse na pasta “Bibliotecas” do seu projeto e selecione “Adicionar JAR/pasta” (conforme apresentado na Figura E.2).


Após, procure o arquivo .jar do driver JDBC (arquivo que você fez o download).