Diagramas UML
Na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, foi estudado o processo de desenvolvimento de um sistema orientado a objetos e utilizada como ferramenta a linguagem UML (Unified Modeling Language). A linguagem UML foi criada para a modelagem e documentação de sistemas de software orientado a objetos. A UML é uma linguagem padrão para modelagem de software que possuem um conjunto de diagramas, que suportam a descrição e o projeto de software.
Todos os diagramas de UML são importantes, porém iremos focar a revisão em dois diagramas: diagramas de classe e casos de uso.
Diagramas de Classes
Os diagramas de classes mostram as diferentes classes que fazem parte de um sistema e como elas se relacionam. Uma classe é representada em UML por um retângulo, com o nome da classe, e podem também mostrar os atributos e operações (métodos) da classe. A Figura A.1 apresenta um exemplo de diagrama de classe.
As classes de um diagrama de classes podem possuir diferentes relacionamentos como:
Casos de Uso
A funcionalidade do sistema é definida por um conjunto de casos de uso. Os casos de uso têm por objetivo caracterizar os requisitos funcionais do sistema e identificar entidades relevantes e sua interação com o sistema. Cada caso de uso representa uma sequência de ações e deve ser descrito textualmente. A descrição textual é um documento narrativo que descreve sequência de eventos/ações realizadas pelo sistema, quando estimulados por um ator que interage ou usa o sistema. Os casos de uso devem ser passíveis de compreensão tanto por desenvolvedores como por usuários e precisam ser completos, consistentes e não ambíguos.
Os diagramas UML também fornecem os diagramas de casos de uso, que é o conjunto de notações gráficas que permite representar os casos de uso, atores e associações entre eles. A Figura A.2 apresenta um exemplo de diagrama de casos de uso.
Além dos conceitos de orientação a objetos e UML, você também deve lembrar como manipular estes conceitos na linguagem de programação Java. Alguns desses conceitos serão imprescindíveis para o entendimento dos conceitos e uso das ferramentas durante esta disciplina.
![]() | ![]() | |
Nesta unidade, foram revisados de forma breve os principais conceitos envolvidos na Orientada a Objetos e dois tipos de diagramas UML. Na sequencia, você irá conhecer um pouco do uso da Java nos sistemas Web. | ||
![]() | ![]() |