Mapeamento de Associações
A associação entre classes no modelo orientado a objetos é conceitualmente bastante similar ao relacionamento entre tabelas no modelo relacional. Este fato permite que tais associações sejam mapeadas para relacionamentos, podendo utilizar chaves estrangeiras ou tabelas auxiliares.
Associações do tipo 1 para 1 (1:1)
A associação deste tipo entre classes é mapeada colocando o atributo identificador da classe referenciada na classe que o referencia, criando então o conceito de uma chave estrangeira no modelo relacional, como demonstrado na Figura 2.
Associações do tipo 1 para n (1:n)
Da mesma forma que a associação do tipo 1:1, o relacionamento 1:n também é mapeado colocando o atributo identificador da classe referenciada na classe que o referência, criando então o conceito de uma chave estrangeira no modelo relacional, como demonstrado na Figura 3.
Associação do tipo n para n (n:n)
Para mapear uma associação do tipo n:n, é necessário utilizar o conceito de tabela associativa, cujo propósito é manter o relacionamento entre duas ou mais tabelas do modelo relacional.
Cria-se então uma tabela associativa com os OID’s das classes que se referenciam, garantindo a navegabilidade do relacionamento, como exemplificado na Figura 4.