Unidade B - Banco de Dados Orientado a Objetos

1. Introdução

Um Banco de Dados Orientado a Objetos (BDOO) é um banco de dados em que, no modelo lógico, as informações são armazenadas na forma de objetos, e só podem ser manipuladas através de métodos definidos pela classe instanciada por tais objetos. O conceito de BDOO é essencialmente o mesmo das Linguagens Orientadas a Objetos, havendo uma pequena diferença apenas: o armazenamento persistente de dados.

A mais forte justificativa para o desenvolvimento e adoção do modelo orientado a objetos para os BDs é que aplicações são construídas cada vez mais em linguagens orientadas a objetos (java, C++, C#) e a persistência destes objetos está associada a um mapeamento entre o modelo OO da linguagem e o modelo Relacional do BD. Este mapeamento não é direto e pode acarretar falhas na aplicação se não for tratado com o devido cuidado.

Em 2004, os bancos de dados orientados a objeto tiveram um crescimento devido ao surgimento de SGBDOOs livres. Contudo, os BDOOs não se popularizaram e não são amplamente adotados na indústria e vêm sendo propostos como alternativa para os sistemas relacionais e visam a aplicações ditas avançadas, nas quais o enfoque central está na especificação de objetos complexos. Esta abordagem é fortemente influenciada por linguagens de programação orientadas a objetos e que podem ser entendidas como uma forma de adicionar funcionalidades de SGBDs em um ambiente de linguagens de programação.

O grupo Object Database Management Systems (ODMG) tem desenvolvido um padrão para o modelo de dados (Object Data Model - ODM) e especificado uma linguagem de consulta (Object Query Language - OQL), que são equivalentes ao padrão SQL para bancos de dados relacionais. Na próxima unidade estudaremos estas linguagens.