1.O que é um sistema operacional?
Para usar os primeiros computadores, era preciso conhecer profundamente o seu funcionamento, pois a programação era feita em painéis, através de fios. Com a evolução da informática, tornou-se óbvio que o antigo sistema era pouco eficiente e causava muitos erros. Os primeiros sistemas operacionais surgiram justamente para tentar automatizar o uso dos computadores. A partir daí, os SOs (sistemas operacionais) evoluíram rapidamente até chegar ao que são hoje.
O sistema operacional toma conta do computador e facilita a vida do usuário, deixando que ele se preocupe com coisas mais úteis e produtivas que endereços de memória, segmentos e interrupções. É um conjunto de programas que permitem a criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediador entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados.
Existem vários sistemas operacionais, provavelmente centenas. A grande maioria dos computadores tem pelo menos um sistema operacional escrito para o computador interagir com o hardware.
Para o PC (chips Intel):
Os sistemas operacionais citados não são os únicos: tem milhares de pessoas em todo o mundo, desenvolvendo todo tipo de sistema operacional para todo tipo de computador.
Criar um sistema operacional a partir do zero é extremamente complicado e trabalhoso. O planejamento do sistema operacional é muito importante porque vai ser o sistema operacional que irá controlar todo o sistema computacional. Linguagens visuais (como Visual Basic ou Delphi) ou pouco poderosas (ex: Basic ou Clipper) não servem para fazer sistemas operacionais porque elas não têm o controle total do computador que um sistema operacional precisa. Assembler e C são linguagens muito usadas para a programação de sistemas operacionais.
3. O que um sistema operacional tem de fazer?Um sistema operacional faz com que o computador e os periféricos possam ser usados sem problemas por alguém que não conheça os detalhes internos de funcionamento do sistema. Ele tem de possibilitar que o usuário crie e acesse arquivos, use programas, acesse a Internet, jogue e todas as coisas que podem ser feitas através dos computadores. Além disso, o sistema operacional tem de executar os programas e ajudá-los a acessar os recursos do sistema de uma forma simples e organizada.