Instruções Primitivas
Instruções primitivas são os comandos básicos que efetuam tarefas essenciais para a operação dos computadores, como entrada e saída de dados (comunicação com o usuário e com os dispositivos periféricos), e movimentação dos mesmos na memória. Esses tipos de instrução estão presentes na maioria das linguagens de programação.
Vamos, a seguir, apresentar a definição de alguns termos muito usados até o presente momento, antes de continuar a falar sobre instruções primitivas:
- dispositivo de entrada é o meio pelo qual as informações são transferidas pelo usuário ou pelos níveis secundários de memória ao computador. Os exemplos mais comuns são: teclado, fitas e discos magnéticos.
- dispositivo de saída é o meio pelo qual as informações (os resultados da execução de um programa) são transferidas pelo computador ao usuário ou aos níveis secundários de memória. Exemplos: monitor de vídeo, impressora, fitas e discos magnéticos.
- sintaxe é a forma como os comandos devem ser escritos, a fim de que possam ser entendidos pelo tradutor de programas. Se ocorre um erro de sintaxe, o tradutor do programa pode não reconhecer o comando e este deve ser corrigido.
- semântica é o significado, ou seja, o conjunto de ações que serão exercidas pelo computador durante a execução de determinado comando.
Todos os comandos novos serão apresentados por meio de sua sintaxe e sua semântica, isto é, a forma como devem ser escritos e as ações que executam.