3 Monitor CRT - Principais características
3.1 Freqüência horizontal
O canhão possui 3 feixes de cores que trabalham em conjunto e ao mesmo tempo, a saber: um feixe verde, um feixe vermelho e um feixe azul, sendo que a combinação dessas cores geram as outras. A intensidade desse canhão é medida em MHz. Geralmente, os monitores possuem essa intensidade (também conhecida por largura de banda, banda passante ou dot rate) entre 100 MHz e 200 MHz. O canhão percorre a tela do monitor com esses três feixes e realiza o processo constantemente, da seguinte forma: o canhão percorre a tela em forma de linhas (daí o nome de horizontal), começando de cima para baixo e da esquerda para direita. Quando uma linha é terminada, o canhão parte para a outra. Quando todas as linhas tiverem sido percorridas, ele volta para o início e repete o processo. É claro que você não percebe que o monitor faz isso, pois esse processo ocorre de maneira extremamente rápida.
Chamamos de freqüência horizontal o número de linhas que o canhão do monitor consegue percorrer por segundo. Assim, se um monitor consegue varrer 35 mil linhas, dizemos que sua freqüência horizontal é de 35 kHz.
3.2 Freqüência vertical
Você pode ter imaginado que se existe uma freqüência horizontal, existe uma vertical. E, de fato, existe. Essa freqüência consiste no tempo em que o canhão leva para ir do canto superior esquerdo para o canto inferior direito da tela. Assim, se a freqüência horizontal indica a quantidade de vezes que o canhão consegue varrer linhas por segundo, a freqüência vertical indica a quantidade de vezes que a tela toda é percorrida pelo canhão por segundo. Se for percorrida, por exemplo, 56 vezes por segundo, dizemos que a freqüência vertical do monitor é de 56 Hz.
3.3 Resolução dos monitores
Você já sabe que a imagem do monitor é formada pela varredura do canhão sobre as linhas com pontos (chamados de pixels) do monitor. Quantas linhas o monitor tem? Bem, para saber isso, você pode consultar seu computador para conhecer a resolução. Caso a resolução seja de, por exemplo, 800x600, significa que a tela possui 800 linhas na vertical e 600 linhas na horizontal. É como se fosse uma matriz. Para exemplificar, imagine que cada ponto é uma célula do Excel, localizada por sua linha e coluna. Atualmente, as resoluções mais encontradas são: 640x480, 800x600, 1024x768 e 1280x1024. É claro que existem outras resoluções. Elas são aplicadas conforme a necessidade. Por exemplo, um jogo pode requerer uma resolução menor como 320x200. Quanto maior for a resolução, maior será o espaço visível na tela, pois o tamanho dos pontos diminui.
3.4 Tamanho dos monitores
Existem monitores de vários tamanhos, sendo os mais comuns os de 14’, 15’, 17’ e 19’ (lê-se o símbolo ‘ como polegadas). Essa medida em polegadas indica o tamanho da tela na diagonal, como mostra a Figura 7.
Figura 7- Medida da tela na diagonal
Vale citar que a carcaça do monitor encobre a borda da tela, por isso, em um monitor de 15’, por exemplo, a área visível é de geralmente 14’.
Nos monitores mais simples, há uma curvatura na tela. Existem, no entanto, telas planas, que possuem uma visualização mais confortável aos olhos humanos. Esses monitores (também conhecidos como tela-plana) contam com um processo de fabricação diferente e mais caro, todavia a popularização desse tipo fez com que seu preço ficasse quase que equivalente aos monitores convencionais.
3.5 Dot Pitch
O Dot Pitch é o termo utilizado para referenciar os pontos no monitor. Lembrando, o canhão trabalha com 3 feixes de cores. Na tela, a camada de fósforo gera a cor correspondente ao feixe através da intensidade da corrente elétrica. Cada ponto da tela consegue representar somente uma cor a cada instante. Cada conjunto de 3 pontos, sendo um vermelho, um verde e um azul, é denominado tríade. Dot Pitch é, basicamente, a distância entre dois pontos da mesma cor. Quanto menor essa distância melhor a imagem. Veja a Figura 8 e a tabela abaixo..
Figura 8 – Pontos do monitor
3.6 Vantagens/desvantagens do monitor CRT