Cabeças e Braços


Figura 1 - Constituição do disco rígido

Cabeças e Braços: Cabeças de leitura eletromagnéticas (heads) e braços de sustentação móvel (arms), respectivamente, permitindo acesso a todo o disco. O mecanismo que movimenta o braço de leitura é chamado de atuador. Esse conjunto, mesmo ficando muito perto da superfície do disco, não o toca, pois forma-se um colchão de ar que os afasta. Salientamos que os HD's não são “construídos a vácuo”, pois de outra forma não teríamos tal efeito.

As cabeças ficam “estacionadas” em uma posição denominada de landing zone (zona de proteção) quando o HD não esta efetuando leituras ou desligado e só saem desta posição no momento em que o disco gira na velocidade nominal, graças a uma tecnologia chamada de auto parking (auto estacionamento).

É justamente por isso que, às vezes ao sofrer um pico de tensão, ou o micro ser desligado, enquanto o HD é acessado, acabam surgindo setores defeituosos. Ao ser cortada a energia, os discos param de girar e é desfeito o colchão de ar, fazendo com que as cabeças de leitura possam vir a tocar os discos magnéticos.
O auto parking também tem por função recolher as cabeças no momento de interrupção de energia, minimizado esse tipo de acidente.

 


Figura 3 - Cabeça e braço

Figura 4 - Cabeça e braço

Figura 5 - Estacionamento do braço (auto parking)



 

Caros alunos,
Como acabamos de estudar as principais partes que compõem um HD, vamos treinar o que aprendemos.
Procure os exercícios sobre HDs, na seção Atividades do Moodle.