Trilhas, Setores e Cilindros

Trilhas

Cada superfície é dividida magneticamente em trilhas e setores. As trilhas são círculos concêntricos, igualmente espaçados. A cabeça correspondente deve antes ser posicionada sobre a trilha desejada para que seus dados possam ser lidos ou gravados. Os discos rígidos modernos possuem, em cada superfície, milhares de trilhas, em geral entre 1000 e 5000. 

Setores

Assim como cada face de um disco é magneticamente dividida em trilhas, cada trilha é magneticamente dividida em setores. A Figura 3 mostra de forma simplificada, a superfície de um disco dividida em tri­lhas e setores. Essa representação é realmente simplificada, já que os discos atuais possuem milhares de trilhas. Os primeiros discos rígidos fabricados possuíam 17 setores em cada trilha. Discos rígidos modernos possuem entre 50 e 200 setores por trilha.

Nos discos antigos, cada uma das trilhas possuía o mesmo número de setores, como mostra a Figura 3. Nos discos modernos, graças à presença de um microprocessador interno, é possível dividir um disco em várias zonas, e gravar nas zonas mais externas um número maior de setores. Este método, chamado ZBR (Zone Bit Recording), permite aproveitar muito melhor a superfície magnética, chegando a gravar até 50% mais dados que usando o método tradici­onal, no qual todas as trilhas possuíam o mesmo número de setores.

http://www.laercio.com.br/cursos_web/MONTAGEM-2001/mont-08/hard-06.jpg
Figura 3 - Trilhas e Setores

Cilindros

Este é um conceito muito importante na terminologia de discos rígidos. Um cilindro é um grupo de trilhas de mesmo número, em superfícies diferentes. Digamos por exemplo que um disco tenha 4 cabeças (numeradas de 0 a 3), e que o braço está posicionando essas cabeças de modo que cada uma esteja sobre a trilha 50 da sua superfície. Dizemos então que as cabeças estão posicionadas sobre o cilindro número 50. Explicando de uma forma ainda mais simples, considere que chamamos a trilha X da cabeça Y de “Trilha X/Y”:


Cilindro 0 = Trilha 0/0 + Trilha 0/1 + Trilha 0/2 + Trilha 0/3    
Cilindro 1 = Trilha 1/0 + Trilha 1/1 + Trilha 1/2 + Trilha 1/3    
Cilindro 2 = Trilha 2/0 + Trilha 2/1 + Trilha 2/2 + Trilha 2/3 ...

Obviamente estamos supondo um disco rígido com 4 cabeças. A Figura 4 mostra, de forma simplificada, o conceito de cilindro.

http://www.laercio.com.br/cursos_web/MONTAGEM-2001/mont-08/hard-07.jpg
Figura 4 - Conceito de Cilindro