O interior do HD

A constituição do HD será detalhada futuramente, mas neste ponto, darei uma breve introdução para que os demais itens deste assunto possam ser mais bem entendidos.

A figura 1 mostra o interior de um disco rígido. Obviamente, o disco dessa figura já não funciona mais! Não podemos abrir o disco rígido para ver o seu interior. Isto só pode ser feito em laboratórios que possuem os equipamentos necessários à produção ou manutenção de discos rígidos.

01.jpg
Figura 1 - Interior de um disco rígido

 

Discos 

O disco é o meio magnético onde são gravados os dados. Normalmente, são feitos de alumínio coberto por um material magnético. Em geral, dentro de um disco rígido encontramos vários discos magnéticos. Alguns modelos possuem no seu interior apenas um disco, mas podemos encontrar alguns modelos de alta capacidade que possuem até 8 discos em seu interior. 

Braço

O braço é um dispositivo mecânico que serve para movimentar as cabeças de leitura e gravação ao longo da superfície do disco. Possui várias ramificações para que cada uma das cabeças possa ter acesso à superfície magnética.

Cabeças 

Dentro de um disco rígido, encontramos vários discos, sendo que cada um deles possui duas faces (cada face é uma superfície magnética). Para cada face, existe uma cabeça correspondente. Um braço mecânico movimenta as cabeças para que cada uma acesse qualquer ponto da sua superfície magnética. 

Superfície 

Cada face de um disco é uma superfície magnética, usada para gravação e leitura de dados.

02.jpg
Figura 2 - Esquema simplificado dos pratos de um disco rígido.