USB - Universal Serial Bus
Se você comprou um computador novo recentemente, é bem provável que ele tenha dois pequenos conectores retangulares no painel traseiro, conforme figura 1. Esses são os encaixes para dispositivos USB (Universal Serial Bus), um revolucionário padrão de conexão de periféricos que a maioria dos usuários ainda desconhece.
Figura 1 – Encaixes USB
Idealizado em 1995, por um grupo de empresas de tecnologia, o padrão USB permite que sejam conectados até 127 equipamentos em cada micro com velocidades de transmissão de 1,5 Mbps ou 12 Mbps. Tudo isso sem a necessidade de desligar o computador para fazer as ligações e com o reconhecimento automático dos aparelhos adicionados. É o Plug and Play em sua melhor forma.
Dificilmente alguém precisará ligar tantos dispositivos em um único computador, mas já está provado que isso seria possível. Durante a Comdex de Las Vegas, o USB Implementers Fórum (www.usb.org), responsável pela implementação do padrão, conectou nada menos que 111 periféricos.
Segundo Steve Whalley, presidente do USB Implementers Forum e gerente de Iniciativas de Conectividade da Intel, a demonstração foi um marco para a indústria de Informática. "Em quatro anos, o USB passou de uma idéia a uma tecnologia de massa que facilita o uso dos computadores."
A proposta do novo padrão é substituir a infinidade de conectores diferentes, empregados nos computadores atuais. Uma rápida olhada em um micro típico revela não menos que cinco encaixes diferentes, entre portas seriais, paralelas, ligações para teclado, mouse, joystick e outros acessórios. Em pouco tempo, o USB poderá substituir todos eles.
O que é necessário?
De modo geral, todas as placas-mãe padrão ATX têm conectores USB. Assim, se o seu micro é um Pentium II, o que significa que a placa é ATX, ele deve ter vindo com USB. Os encaixes normalmente ficam próximos aos conectores do teclado e do mouse.
A maioria dos notebooks (computadores portáteis) fabricados já são compatíveis com o novo padrão - basta procurar nas laterais ou na parte de trás do micro, o símbolo USB, que lembra um plantinha com um círculo, um triângulo e um quadrado na ponta dos "galhos".
Em ambos os casos, é necessário verificar se o seu sistema operacional reconhece os dispositivos USB. O Windows 98 já suporta o USB desde o seu lançamento, sem a necessidade de grandes configurações.
Fazendo o upgrade
Mesmo que o seu micro não tenha os tais conectores, é possível tirar proveito da tecnologia através da instalação de uma placa controladora específica para USB (veja na figura 2). Essas placas são encontradas nas lojas brasileiras, e também podem ser adquiridas pela Internet em sites de comercialização de hardware. Uma placa padrão PCI com dois conectores USB é facilmente encontrada e funciona até em micros que já tenham o USB, como forma de permitir a conexão de mais dois dispositivos sem a utilização de um hub. Sua instalação é bem simples, bastando abrir o computador e encaixá-la em um dos slots apropriados.
Figura 2 – Placa controladora USB padrão PCI
Atualmente os notebooks são equipados com portas USB o que não traz maiores preocupações, e sim muitas facilidades.