Visando obter uma maior taxa de transferência entre a placa-mãe e as placas de vídeo (principalmente para uma melhor performance nas aplicações 3D), a Intel desenvolveu um barramento especialmente para a comunicação com o vídeo: o barramento AGP (Accelerated Graphics Port).
O uso desse barramento iniciou-se através de placas-mãe que usavam o chipset i440LX, da Intel, já que esse chipset foi o primeiro a ter suporte ao AGP.
A principal vantagem do barramento AGP é o uso de uma maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação na tela.
O primeiro AGP (1x) trabalhava a 133 MHz, o que proporcionava uma velocidade 4 vezes maior que o PCI. Além disso, sua taxa de transferência chegava a 266 MB por segundo quando operando no esquema de velocidade x1, e a 532 MB quando no esquema de velocidade 2x (hoje, é possível encontrar AGPs com velocidades de 4x e 8x). Geralmente, só se encontra um único slot nas placas-mãe, visto que o AGP somente é utilizado em placas de vídeo.