Memória ROM
Conceito
ROM é a sigla para Read Only Memory (memória somente de leitura). Pelo nome, já é possível perceber que esse tipo de memória só permite leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e, após isso, não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Em outras palavras, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
Existem três tipos básicos de memória ROM: PROM, EPROM e EAROM
● PROM (Programmable Read Only Memory)
A memória somente de leitura progamável é um dos primeiros tipos de memória ROM. A PROM tem sua gravação feita por aparelhos especiais que trabalham através de uma reação física com elementos elétricos. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.
● EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory)
A memória somente de leitura eletricamente progamável é um tipo de memória ROM, geralmente utilizada para armazenar a BIOS (Basic Input Output System) do computador. A tecnologia EPROM permite a regravação de seu conteúdo através de equipamentos especiais (encontrados em estabelecimentos de assistência técnica).
● EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory)
As memórias somente de leitura eletricamente alteráveis são similares à EPROM. Seu conteúdo pode ser apagado aplicando-se um nível de tensão específico aos pinos de programação (electrically alterable - alteração elétrica).
Vale frisar, existem outros dispositivos que armazenam informações que não podem ser alteradas. O CD-ROM, por exemplo.