1. Campo Elétrico

1.1 Introdução

Por que uma nuvem carregada, de uma hora para outra, “resolve” descarregar-se de uma vez só, provocando o fenômeno conhecido como raio?



Descubra nesta unidade a resposta.

1.2 Conceito

Quando colocamos um corpo carregado eletricamente em uma região do espaço, e este corpo passa a sofrer a ação de uma força elétrica, dizemos que nessa região há um campo elétrico.

Esse conceito é fácil de entender se traçarmos um paralelo com o campo gravitacional: o campo gravitacional é qualquer região do espaço onde um corpo provido de massa sofre a ação de uma força gravitacional. A única diferença é que o campo gravitacional interage com a massa das partículas, enquanto o campo elétrico interage com a carga elétrica das partículas.

O campo elétrico é uma forma diferente de analisar a força elétrica. Enquanto no estudo da Lei de Coulomb a força surgia da interação entre duas cargas elétricas (por exemplo, q1 e q2), aqui consideramos que a força elétrica, que age em q2, é fruto da interação entre o campo elétrico (gerado por q1), existente no ponto onde a carga q2 encontra-se e a própria carga q2. Dessa forma, podemos analisar a força elétrica sem a necessidade de conhecer que outros corpos estão gerando essa força, basta que conheçamos o campo elétrico. (Conforme Figura 1)







Note que o campo elétrico, existente no ponto onde q2 está colocada, não depende da própria carga q2. Mesmo se essa carga for removida, o valor do campo elétrico nesse ponto P continua o mesmo. A força elétrica é que nesse caso não existe mais. (Conforme Figura 2)